Já conversei com você, num post anterior, que eu venho da época em que a internet era só mato (rss). Eram tempos onde tudo era experimento. A escrita também. Desde o começo, em meu primeiro Blog, eu já entendia que o que eu fazia não era literatura, tampouco pertencia a qualquer estilo da mesma. Eu percebi e acatei a ideia de que os poemas, as ficções ou qualquer outro texto que eu consumia ou produzia tinham sua própria linguagem por aqui. Por isso, os revisores concurseiros nunca conseguiram me atingir com suas críticas gramaticais. Afinal, era óbvio para mim que postagens em Blog só tinham resultado quando eu repetia determinadas “marcas” no texto.
Era algo novo, eu sabia que era e sabia também que – de alguma maneira – eu levava jeito para aquilo.
Dos posts, eu fui passando para textos mais longos em PDF, contos curtos, ebook… De alguma maneira deu certo, e por muito tempo. Até 2015 era a principal fonte de renda. Porque, sem saber que era nicho, eu já tinha um grupo que me acompanhava desde 2003. Eu tinha de fato uma audiência cativa.
Mas, tudo neste mundo virtual tem algoritmo. E eu – por ter esta audiência – acreditava poder ditar as mudanças que eu queria para o conteúdo que eu produzia. Tentei, falhei e dispersei o meu nicho.

Porém, eu estava focada em pesquisas e na minha experiência de viver na China, na época. Por isso, abandonei o que por tanto tempo era meu ofício. Retornei depois de algum tempo, dando a importância devida ao algoritmo e quase tive novamente êxito. Mas, aí… Aí veio os dias terríveis de perseguição e cancelamento. Em 2018, sofri todo o cancelamento possível. E, embora meus ebooks emplacaram em seus lançamentos, a sabotagem nas redes sociais foram maciças e articuladas. Voltei a estaca zero.
Nesses últimos tempos virei a chave de muita coisa na vida e uma delas foi retomar minhas raízes, o meu lugar. E, pasme você, consegui obter resultados financeiros satisfatórios produzindo conteúdo digital. Óbvio, agora respeitando o algoritmo. E percebo que, mesmo tendo muita coisa mudada desde 2003, há determinadas ações na internet que ainda permanecem dando resultados de maneira rápida, orgânica e rentável. São regras que a princípio parecem elementares, mas, que fazem toda diferença. Padrões que continuam sendo úteis para quem gostaria de viver da escrita virtual um dia.
Para alguns amigos, dos quais me reaproximei, eu mostrei tais resultados e alguns deles – sem se conhecerem entre si – ficaram admirados e me sugeriram compartilhar com quem gosta de escrever – principalmente para quem tem Blog. E, como eu sei que tem muita gente com trabalhos autorais e que me acompanha por aqui, eu resolvi aceitar esse desafio!
Vou trazer, de quando em vez, posts com táticas, esquemas e regras que me ajudaram a rentabilizar meus escritos. Se você tem alguma dúvida ou deseja que eu aborde algum tema relacionado ao assunto, envie-me uma mensagem no formulário de contato que ficarei feliz em discorrer a respeito.
É isso… Até logo e daqui a pouco gente se vê 😉
Deixe um comentário