A Garota da Foto é um documentário americano da Netflix dirigido por Skye Borgman – baseado nos livros A Beautiful Child e Finding Sharon, de Matt Birkbeck, que também foi o produtor executivo do filme.
O documentário traça a história de uma jovem cujo corpo foi encontrado com um grave ferimento na cabeça numa estrada da cidade de Oklahoma em Abril de 1990. Pouco tempo depois, ela morreu num hospital, deixando para trás o seu filho de dois anos.
O fim da sua vida é o início de um relato aterrorizante sobre seu marido e suposto pai de seu filho. Trabalhando com os editores Fernanda Tornaghi e Edward Wardrip, Borgman faz malabarismos com uma multiplicidade de recursos narrativos, muitas vezes até contraditórios.
A Garota da foto salta no tempo à medida que introduz novas pistas e atores na trama labiríntica – que recua e prossegue – entre uma sucessão de fatos e quebras de expectativa. Embora a cadência do filme desperta certa ansiedade, ele é consistentemente coerente e bem ritmado.
É interessante como Borgman nos leva de volta aos anos 80 e 90… E incômodo como ele consegue nos introduzir como quase testemunhas; transpassamos pela história horrorizados e incrédulos ao defrontarmos com o fato de que a realidade pode superar as mais sombrias ficções sobre crimes.


Deixe um comentário